sábado, 28 de novembro de 2015

SEDENTARISMO: COMO FUGIR!

A pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, apresentada em 23 de junho deste ano mostra que o sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros. Os números revelam que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte. O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%. Entre os homens, o percentual cai para 41,2%.



Como se pode ver nessa imagem acima, o sedentarismo que é a falta ou diminuição de atividade física regular atinge bastante os adolescentes e jovens. Eles, que por sua vez, justificam a falta dos exercícios devido a entrada no mercado de trabalho, falta de tempo, etc. E eu tive pensando bastante acerca disso nessa semana. 
Saí do sedentarismo há poucos meses. Após terminar a faculdade e me perceber em casa, sem trabalho ou estudos, com muita dor nas costas (por causa de um desvio na coluna), vi que eu não tinha opções. Eu precisava fazer alguma coisa a respeito. E durante esse processo de reeducar-me para ser praticante frequente de atividades tive vários deslizes. Ser disciplinada nunca foi meu forte, porém vi a necessidade de criar isso em mim de qualquer jeito.
Então fui atrás do prejuízo, comecei a buscar aulas de ginástica, alongamento, zumba, pilates, dança e tudo que pudesse me fazer movimentar o corpo. Tudo pela internet, para fazer em casa. Dinheiro para pagar academia não tava rolando, mas não deixei me abater. Fui firme comigo mesma. Sair do sedentarismo exige de nós muita força de vontade, aquela vontade que te tira do sofá mesmo quando seu corpo está cansado, quando não está a fim de fazer nada, quando está um pouco dolorido... e por aí vai. Desculpas nunca faltam, mas querer é poder muitas vezes. Criei um calendário de atividades físicas para mim e colei no guarda-roupa onde posso ver todos os dias. Lá coloco os exercícios que fiz, dia da semana, e por quanto tempo fiz cada coisa. Isso me ajudou absurdamente porque eu preciso de incentivo para me disciplinar, então toda vez que eu via aquele "X" vermelho me alertando que não fiz nada no dia anterior me dava vontade de fazer algo urgente para que aquilo não se repetisse por mais uma vez.
Enfim, meu objetivo com esse post até aqui é te dizer que é sim possível sair do sedentarismo sem grana, sem um professor particular e coisas do tipo. Eu não comecei nisso porque queria emagrecer, comecei porque vi a necessidade do meu corpo, e as dores nas costas gritavam por socorro! A recomendação médica sempre foi que eu fizesse exercícios regularmente, mas eu fazia? NÃO! E só tomei vergonha na cara quando já não aguentei mais. Hoje, graças a ajuda de Deus me dando força, não sinto mais as dores que eram regulares e vinham completamente sem motivo.
Agora, o que isso me leva pensar também é um outro tipo de sedentarismo. O sedentarismo espiritual. Tudo bem, eu inventei esse termo agora pouco, mas pense comigo se essa não é uma realidade de muitos. Quando você começa a trabalhar, estudar, fazer muitas coisas ao mesmo tempo assim como os adolescentes e jovens acabam fazendo você ainda encontra tempo para Deus? Será que tem rolado algumas desculpas do tipo "estou muito cheio de serviço, quando chego em casa só tomo um banho e caio na cama", " eu tenho tido tantas provas, tantas tarefas, estou muito cansado para ir à igreja durante a semana", "minha vida é tão corrida, como encaixar um tempo para ler a bíblia em tudo isso?". Talvez nunca tenha pensado assim, mas ainda age assim. Não pense que estou escrevendo tudo isso porque sou santa e faço tudo tão correto que posso vir aqui dizer o quanto você erra e eu não. Pelo contrário, também caio nessa várias vezes. Mas acontece que devemos nos preocupar com nossa vida espiritual tanto quanto nos preocupamos com o corpo físico, ou bem mais. Ser sedentário física ou espiritualmente nunca vai te fazer bem, e as duas formas te levarão para um único destino: morte.
Pois é, o assunto é sério e por isso me preocupo. Aquele que não se preocupa com o que faz com o corpo, com o que come, morre cedo. Aquele que não se importa com quantas horas passa na frente do computador ou da bíblia e sai enchendo a mente com todas as porcarias existentes provoca sua morte espiritual. Já parou para comparar quantas horas se dedica para estudar a bíblia e quantas horas fica em frente da TV vendo aquela série daora, ou no celular vendo as várias timelines das pessoas mais badaladas e adoradas? Tô falando sério, a gente tem que repensar nossa vida. Não podemos mais deixar as coisas ao redor tirar de nós o nosso foco. Se amamos a Deus nossa vida tem que demonstrar isso, e não é falando ou indo a igreja aos domingos, é vivendo em todo lugar uma vida sem preguiça, sem canseira para as coisas que vem Dele.
Não deixe o sedentarismo te alcançar. E se por acaso, já alcançou, se esforce para reverter esse quadro. Não espere estar à beira da morte, sofrendo horrores para começar seus exercícios, para buscar a Deus de verdade. Não deixe para orar e ler a bíblia só quando a crise te atingir, faça isso enquanto estiver bem, e quando a crise chegar você estará forte para suportá-la. Realmente se esforce para fugir disso, fuja da aparência do mal, faça o que for preciso, se empenhe e não deixe nada estragar o templo do Espírito Santo, que é você.

Um beijo! E que você tenha forças para tudo isso! Oro para que isso aconteça! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário